Legislativo recebe dossiê de candidatura do município a Geoparque

Caçapava do Sul Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul Geral Prefeitura de Caçapava do Sul Turismo

Nesta semana o Presidente da Câmara de Vereadores, Luis Fernando Torres (Boca – PT), reuniu-se com o Secretário de Cultura e Turismo Stener Camargo e a representante da AGEOTUR Patrícia Ferreira para entrega dossiê de candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO.
O documento, que possui 48 páginas, foi entregue ao Presidente da Câmara extensivo aos demais vereadores e apresenta a identificação do município, o destaque geológico e turístico, assim como, argumentos para se tornar um Geoparque Mundial. Os avaliadores estarão no município a partir do dia seis deste mês de novembro e segundo Patrícia, caso Caçapava do Sul seja contemplada com o selo, a reavaliação segue sendo feito a cada quatro anos. Assim, independente do gestor (prefeito) a comunidade deve permanecer envolvida e ativa a fim de manter o status de Geoparque.
Os Geoparques, conceitualmente, são territórios reconhecidos pela UNESCO em que a “Memória da Terra” é preservada e utilizada de forma sustentável para gerar desenvolvimento para a sua comunidade.
Esse desenvolvimento pode se dar no turismo, na criação de produtos, na gastronomia, no artesanato e em todas as formas de atividades que conservem e valorizem o patrimônio geológico-geomorfológico, como rochas, minerais, água, solos, relevos, paisagens e fósseis, em associação à a cultura da comunidade.
O trabalho da UNESCO com geoparques deu início em 2001. Em 2004, 17 geoparques europeus e 8 chineses se reuniram na sede da UNESCO em Paris para formar a Rede Global de Geoparques, onde as iniciativas nacionais para proteção do patrimônio geológico contribuem e beneficiam a adesão a uma rede global de intercâmbio e cooperação.
O território do município, Geoparque Aspirante Caçapava, foi constituído através de lutas, entre portugueses e espanhóis, que ensanguentaram o continente de São Pedro. Devido a sua localização privilegiada, Caçapava do Sul tornou-se a 2ª Capital Farroupilha. Isto ocorreu em 09 de janeiro de 1839, quando o Presidente Farroupilha Bento Gonçalves resolve, após diversas reuniões com seus ministros e generais, transferir a capital de Piratini para um lugar mais próximo do seu centro de operações e defensável. Caçapava do Sul permaneceu como Capital Farroupilha até 30 de maio de 1840. Neste mesmo ano, a Capital Republicana muda-se para Alegrete.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *