Quase 6 milhões de declarações entregues

Colunistas Geral

O prazo para declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física iniciou-se no dia 15 de março. Até agora, passada pouco mais de uma semana daquela data, foram entregues no Brasil todo 5,75 milhões de declarações.

Este número corresponde a pouco menos de 15% dos 39 milhões de contribuintes que, segundo as estimativas da Receita Federal, estão obrigados a declarar o IRPF neste ano.

Meios tecnológicos

Nestes primeiros dias, cerca de 85% dos envios de dados do IRPF 2023 foram feitos utilizando-se o Programa Gerador de Declaração, ou seja, o tradicional PGD instalado diretamente em computadores e notebooks.

Outros 10% dos contribuintes que já fizeram suas declarações optaram pelo aplicativo para telefones celulares.

Por fim, apenas 5% dos declarantes optaram por utilizar a modalidade online, no portal e-CAC e no portal Meu Imposto de Renda.

Cerca de 57% das declarações entregues até agora foram elaboradas no modelo de Desconto Simplificado, no qual o cidadão não lança suas despesas dedutíveis, mas sim opta por um percentual de dedução autocalculado pelo programa.

Avanço no uso da pré preenchida

Cerca de 23% das declarações entregues até agora foram preenchidas, ao menos parcialmente, de forma automática a partir dos dados constantes nos registros da Receita Federal.

O percentual aproxima-se da expectativa de 25%, apresentada pelos responsáveis pelo programa deste ano na Live exibida pelo Youtube (no canal TV Receita Federal) pouco antes do período de entrega.

O paulatino avanço do uso da declaração pré preenchida indica que os brasileiros estão adotando o uso da senha GOV.BR, que permite acesso a vários serviços virtuais do governo federal e logo deve tornar-se universal; ele indica também que o caminho adotado nas modernizações nos sistemas do Imposto de Renda está correto, e que as novas interfaces de fato estão facilitando o uso dos programas por parte dos brasileiros.

Rio Grande do Sul

No RS, foram entregues até agora 326.662 declarações. Destas, 8,41% não resultaram em nenhum valor a pagar ou a receber. Outros 11,06% delas geraram valores a pagar, que deverão ser quitados pelos declarantes à vista ou de forma parcelada, em até 8 vezes.

A grande maioria (cerca de 80%) das declarações gaúchas até agora, no entanto, resultou em Imposto a Restituir. Isso significa que já existem quase 250 mil gaúchos aguardando para receber a devolução de parte do imposto de renda retidos sobre seus ganhos do ano passado.

Desta massa de cidadãos que aguardam a restituição, 64% informaram contas bancárias para o recebimento do dinheiro. Os outros 36% optaram por receber via PIX. Este percentual indica um rápido crescimento da adoção deste sistema por parte dos brasileiros.

Lembrando

O prazo para a entrega da declaração do IRPF vai até o dia 31 de Maio.

Se você for fazer a sua declaração pelo modelo Completo, lembre-se de destinar parte do seu IRPF devido aos fundos da Criança e da Pessoa Idosa da sua cidade. Para isso, basta preencher a guia “Doações Diretamente na Declaração”.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *