Caçapava do Sul recebe reconhecimento como Geoparque Mundial

Caçapava do Sul Destaque Geral Informativo Prefeitura de Caçapava do Sul Turismo

A Prefeitura de Caçapava do Sul tem a honra de declarar oficialmente à população do município que fomos reconhecidos na manhã da última quarta-feira (24), como Geoparque Mundial pela Organização das Nações Unidas (Unesco). A nomeação do destino ocorreu após um longo processo conduzido pela comunidade local, com a participação de representantes dos setores público e privado, bem como da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
Até o anúncio ocorrido ontem, havia no Brasil três territórios classificados dessa forma pela Unesco: Caminhos dos Cânions do Sul (que abrange territórios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e Seridó (no Rio Grande do Norte), ambos homologados em 2022, além de Araripe (que engloba municípios de Ceará, Pernambuco e Piauí), reconhecido em 2006. Com essa conquista, o Rio Grande do Sul agora se torna o Estado brasileiro com o maior número de geoparques reconhecidos pela Unesco.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Stener Camargo, as pesquisas científicas que embasaram a criação do Geoparque iniciaram a mais de 10 anos, e ao longo dos anos foi realizado um grande processo de mobilização da comunidade que se intensificou de 2018 até agora, o reconhecimento da UNESCO traz uma nova perspectiva de futuro para o Município, com o desenvolvimento do turismo e a geração de emprego e renda para a comunidade.
Para o prefeito Giovani Amestoy, agora é seguir trabalhando e buscar recursos para que o turismo em nosso município seja cada vez mais edificado: “Vamos cada vez mais desenvolver políticas públicas para que nossa cidade seja não apenas uma passagem, mas uma parada para os turistas que passam por aqui”, afirma.
A certificação, que será entregue em cerimônia em Marrakech, no Marrocos, no dia 10 de setembro, tem validade de quatro anos. Ao encerrar o período, uma nova avaliação será feita para conferir se os projetos foram executados e quais avanços obtiveram.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *