Programa Educacional PROERD celebra 25 anos com Formatura em Caçapava do Sul

Caçapava do Sul Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul Geral

Na manhã de quinta-feira (30), aconteceu no Clube União Caçapavana, a formatura dos alunos que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em Caçapava do Sul.

Com a presença de estudantes, professores, pais e instrutores, a cerimônia destacou o compromisso da comunidade com a prevenção do uso de álcool e drogas entre crianças e adolescentes.

Autoridades locais prestigiaram o evento, ocupando a mesa principal, incluindo o Vice-prefeito e Secretário-Geral de Caçapava do Sul, Luiz Carlos Guglielmin, Secretária Adjunta e Coordenadora de Projetos da SEDUC, Iole Dorneles, o Delegado Dr. Bruno Lima Carnauba, o 1° Sargento Rodrigo Vazquez do Corpo de Bombeiros Militar de Caçapava do Sul,o 1º Ten RR e Presidente do GABM (Grupo de Apoio a Brigada Militar), Luiz Carlos de Oliveira, o Tenente Ciro Rodrigues e a vereadora Patricia Castro (PL).

A Vereadora Jussarete Vargas (PDT), que também esteve presente na mesa principal, contribuiu, através da SEDUC, com uma emenda impositiva, para a viabilização da aquisição de camisetas para os alunos participantes, recebendo um agradecimento especial dos responsáveis pelo programa.

O PROERD, que completa 25 anos em 2023, é uma iniciativa da Polícia Militar aplicada em escolas públicas e privadas. Seu objetivo principal é orientar e prevenir crianças quanto ao uso de substâncias nocivas e, simultaneamente, fornecer orientações aos pais sobre como abordar o tema em casa. Em Caçapava do Sul, o programa é desenvolvido pela Brigada Militar desde 2001.

O currículo do PROERD para as turmas do 5º ano baseia-se na Teoria de Aprendizagem Socioemocional, que visa promover o autoconhecimento e a tomada de decisões responsáveis. Os alunos são incentivados a pensar nos riscos e consequências de suas ações, capacitando-os a fazer escolhas seguras. No 2º semestre de 2023, o PROERD, está formando alunos das séries iniciais do 5º e 7° anos, num total de 200 alunos, da área urbana e rural de Caçapava do Sul sob a instrução do 1° Sargento Diego Pereira, Soldado Teresa Cristina dos Santos e Soldado Franciele Pincoline Pessoa.

Durante o evento, os alunos da escola Januária Leal realizaram a apresentação de uma música em comemoração ao aniversário de 25 anos do PROERD. As autoridades realizaram a entrega de medalhas para os alunos que se destacaram, e ocorreu ainda o sorteio de uma bicicleta, sendo o aluno João Raue Oliveira o felizardo ganhador.

Ao encerramento da cerimônia, os alunos das escolas participantes, Januária Leal, Cônego Ortiz, Inocêncio Prates Chaves e Vitor Augusto Costa, proferiram o juramento do PROERD e receberam individualmente certificados de conclusão. Este momento simbolizou não apenas o término do programa, mas também o compromisso renovado da comunidade em educar e guiar suas crianças para um futuro mais seguro e saudável, longe das armadilhas das drogas e da violência.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *