Mapa definitivo do Distanciamento Controlado foi divulgado há pouco e coloca Caçapava do Sul em Bandeira Laranja a partir desta terça-feira, 1°.
Leite ordenou as forças de Segurança policiamento mais efetivo nas ruas, em parceria com os municípios, para que, quem esteja descumprindo de medidas seja orientado a seguir as determinações.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo leite, durante o pronunciamento no final da tarde desta segunda-feira (30), anunciou que somente dois dos 11 pedidos para permanecer na bandeira laranja do Distanciamento Controlado foram atendidos.
Portanto, somente os pedidos da região de Guaíba e município vizinhos e a região de Cachoeira do Sul foram atendidos, permanecendo na bandeira laranja no Mapa Definitivo da 30ª rodada do Distanciamento Controlado do RS.
Veja o mapa definitivo em https://distanciamentocontrolado.rs.gov.brO pedido de Cachoeira do Sul foi aceito porque a equipe técnica levou em consideração o fato de que o maior impacto na região resultou dos indicadores da macrorregião e da situação do Estado como um todo. O recurso ponderou que quase todos os indicadores da região se mostraram favoráveis ao longo da pandemia. E, ainda, a região recebeu pacientes de outras áreas em leitos de UTI.A região de Guaíba também foi impactada pela situação geral do Estado. Houve melhora na média ponderada final em comparação com as semanas anteriores e melhora em dois indicadores da própria região, em especial o que monitora os novos casos acumulados na semana dos internados em leitos clínicos. A equipe que monitora o modelo de Distanciamento Controlado segue alertando que a capacidade de atendimento da macrorregião está bastante tensionada.
Regra 0-0Na 30ª rodada, o RS tem 10.725.854 habitantes, o que corresponde a 94,7% da população gaúcha (total de 11,3 milhões de habitantes), em bandeira vermelha, distribuídos entre os 466 municípios (do total de 497) classificados como de alto risco de contágio de coronavírus.
Desses, 194 municípios (861.438 habitantes, 7,6% da população gaúcha) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.
Dos 31 municípios em bandeira laranja (603.751 habitantes, 5,3% da população gaúcha), 13 se encaixam na Regra 0-0. Isso equivale a 68.962 habitantes (0,6% da população do RS).
Com informações do Governo do RS