Poder Legislativo adere ao “Setembro Amarelo”

Caçapava do Sul Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul Geral Informativo

Trata-se de uma campanha de prevenção ao suicídio organizada pela Associação Brasileira de Psicologia junto ao Conselho Federal de Medicina que conta com a participação de todos, comunidade, entidades, empresas e o poder público.
Com banner institucional em seu site e informações a comunidade, a Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul participa ativamente do “Setembro Amarelo”, que em 2022 tem o lema “A vida é a melhor escolha!”.
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza, em território nacional, o “Setembro Amarelo”. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, esta é a maior campanha antiestigma do mundo!
O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.
A homepage https://www.setembroamarelo.com disponibiliza um completo material para auxiliar a todos sobre o tema. São diversos materiais de uso público, diretrizes para a divulgação e participação da campanha, materiais para download, a Cartilha Suicídio Informando para Prevenir e todo o material para a imprensa.
Participe, divulgue a campanha entre os seus amigos e nos ajude a salvar vidas!

 37 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *