Câmara recebeu visitantes para tratar das comemorações do Dia da Consciência Negra

Caçapava do Sul Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul Geral

Na ocasião, reuniram-se o Presidente do Legislativo Luis Fernando Torres (Boca – PT), a Presidente do Clube Harmonia Catia Cilene Dutra e a Patroa do CTG Clareira da Mata Maria Seluta Oliveira com o intuito de designar as solenidades para data acima mencionada.
Ficou decidido entre os participantes da reunião que, na quinta-feira, 24 de novembro, a Câmara de Vereadores realizará uma Sessão Solene alusiva ao Dia da Consciência Negra ressaltando a devida importância deste tema na sociedade de Caçapava do Sul.
Entenda sobre o assunto:
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil.
Segundo o professor de história Claudio Fernandes, o 20 de novembro tornou-se a data para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil. Por essa razão, o Treze de Maio, data em que a abolição da escravatura aconteceu, foi deixado de escanteio. O argumento utilizado é que o Treze de Maio representa uma “falsa liberdade”, uma vez que, após a Lei Áurea, os negros foram entregues à própria sorte e ficaram sem nenhum tipo de assistência do poder público.”
“Além das questões que envolvem Zumbi e o Quilombo dos Palmares, a data é significativa, pois traz à luz questões importantes: o racismo e a desigualdade da sociedade brasileira. É uma data que relembra a luta dos africanos escravizados no passado e que reforça a importância da realização de novas lutas para tornar a nossa sociedade mais justa.”
A Câmara de Vereadores de Caçapava, desde 2017 vem realizando solenidades para comemoração do Dia da Consciência Negra. Muitos membros da comunidade caçapavana já foram homenageados nestas comemorações, que foram interrompidas no período da pandemia do Covid-19 e será retomada este ano.
Veja os seguintes:
Homenageados 2017: Roque Lane Rosa de Assis, Josiane Gaspar, Everaldo dos Santos Ferreira, João Clovis da Silva Teixeira, Ediomara da Silva Dias, Adão Galdino Lopes Dutra, Martin Ramires Jardim, Ema Lúcia Moraes Lopes, Gelson Pereira, Vanderlei Batista dos Santos e Felipe Félix.
Homenageados 2018: Maria Ofélia Teixeira da Rosa, Virgilino Teixeira Ferreira, Luiz Benavides Machado Alves, Maria Berenice Ramires Lima, Vilmar dos Santos Silva, Fellipe Teixeira de Lima, Cátia Cilene Morais Dutra, Pedro Renaldo Moreira Henriques, Gabriela Dorneles de Souza, João Maria Henriques Teixeira e André Ramir.
Homenageados 2019: João César Ribeiro, Luis Denei Rodrigues Teixeira, Carine Cordeiro, Amâncio Meireles Rodrigues, José Aristides Figueiredo Macedo, Pedro Teixeira dos Santos, Maria de Fátima Lopes Pedroso, José Pedro Pedroso Luiz, Alex Sandro Marques Gaspar, Francielle Mello Brasil e Rildo Garcia Mendes.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *