Por uma Caçapava melhor, é a nossa luta!

Colunistas Geral

As eleições municipais estão chegando
Teremos esse ano eleições municipais, esperança de renovação de ideias, tempo de novos planos. Todos que amam essa cidade, desejam que os eleitos, estejam dispostos a trabalhar por uma Caçapava melhor, que deixem de lado as vaidades pessoais e foquem no coletivo, que deixem de lado os interesses pessoais e olhem o social. Esperamos na próxima legislatura menos arranjos e mais resultados.

Devemos aproveitar o nosso potencial
Sabemos do potencial do nosso município, ele será ampliado com a instalação de um Instituto Federal em nossa cidade, que vai atender a região, juntamente com a nossa Unipampa e outras instituições de ensino superior aqui instaladas, estamos nos tornando um polo educacional. Mas precisamos muito mais, precisamos gerar emprego e renda para os cidadãos, assim veremos os nossos filhos tendo oportunidade de aqui ficarem trabalhando, no lugar de irem embora.

Aqui não tem oportunidade
É comum ouvir as pessoas comentando que é preciso ir embora do nosso município para conseguir um trabalho, que no município vizinho ou na cidade grande é que estão as oportunidades. Mas será que essa afirmação é verdade incontestável? Claro que não, temos muitos exemplos de pessoas que vierem de outras localidades pra investir aqui e hoje estão muito bem sucedidos. Oportunidades existem em todos os lugares, mas precisamos estar preparados pra elas.

Os setores importantes
Numa análise de uso das terras, somos um município de minifúndio, a maior parte das nossas propriedades tem área inferior a 100 ha, somos o segundo maior minifúndio da américa latina, perdemos para Canguçu que é o maior, com quase 15 mil imóveis rurais. Dentro desse contexto nossas atividades são mais diversificadas com relação a outros municípios, temos a nossa agricultura forte, uma pecuária pujante, uma ótima produção oriunda de pequenos agricultores, além disso temos a nossa tradicional indústria de calcário, cal, argamassa e defensivos agrícolas que geram 50% do retorno do nosso ICMS para o município e mais recentemente a Olivicultura, nunca esquecendo no nosso artesanato.

A importância do Turismo
Uma economia para ser pujante precisa trabalhar as atividades que busquem recursos de fora, se essa atividade for o Turismo, melhor ainda, pois não danifica os recursos naturais, chamada de atividade limpa. Nossos governantes precisam entender que investir no turismo é a uma ótima alternativa para geração de emprego e renda no município. Hoje temos um selo valioso que serve de atrativo turístico chamado de Geoparque, que infelizmente poucos entenderam a sua importância.

O papel dos próximos gestores, Prefeito e Vereadores
Os nossos gestores públicos precisam olhar com profissionalismo a gestão do nosso município, precisam elaborar planos para que possamos desenvolver o nosso município, não podemos ter dois poderes que apenas geram despesas e pouco produzem de retorno, a não ser emendas parlamentares ou algum tipo de ajuda social. É hora de sentar todos juntos para pensarem o nosso município para os próximo 30 anos, criarem estratégias que levem ao aproveitamento das oportunidades, que possam gerar emprego e renda para o nosso povo. É hora de fomentar o empreendedorismo, principal propulsor da geração de riquezas para uma sociedade.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *