Um Instituto Federal em Caçapava

Colunistas Geral

Uma grande conquista para a região
No próximo ano teremos na nossa cidade uma unidade do Instituto Federal, uma grande conquista não apenas para Caçapava do Sul, mas também para a região, principalmente para os municípios de Lavras do Sul e Santana da Boa Vista que desde o começo estiveram juntos na luta pela vinda desse centro de educação, reconhecido na sua capacidade de formação de alta qualidade.

Um polo educacional na hora certa
O nosso município está se tornando um polo Educacional, temos boas escolas públicas, tanto municipal, quanto estadual, diversas universidades EAD reconhecidas pela excelência e para coroar uma universidade federal formando profissionais muito competentes. Mas a cereja do bolo será a vinda do Instituto Federal que vai atuar do ensino fundamental até a graduação, quem sabe especialização e doutorado. Isso tudo nos elevará de categoria no processo educacional, tornando o nosso município uma referencia estadual num momento de boas perspectivas econômicas, pela criação do Geoparque e novos empreendimentos que deverão se instalar na região.

Quais os cursos o Instituto Federal vai oferecer?
São ofertados quase 200 cursos pelo instituto, mas isso não quer dizer que tenhamos todos eles em oferta na nossa cidade. A ideia inicial proposta pela reitora é trabalhar com um número mais reduzido, algo próximo a quatro cursos, visto que, a estrutura necessária para que a unidade do instituto funcione num município é muito grande. Area administrativa, pedagógica, serviços gerais, entre outras são barreiras para que mais cursos sejam ofertados logo de início, além disso, a escolha de um curso deve passar pela capacidade desse em formar várias turmas ao longo do tempo. Não há possibilidade de iniciar um curso que vá forma uma ou duas turmas e depois ficar sem alunos, o que é muito comum. Por isso a escolha dos cursos pelo comitê gestor deve levar em conta a estrutura necessária para funcionamento desse curso e a sua capacidade de conquistar alunos por um bom período de tempo.

Caçapava do Sul e região ganhará muito
Todos sabemos o quanto o processo educacional influencia no desenvolvimento das pessoas, organizações e regiões. A nossa cidade sentiu muito o fechamento do campus da Urcamp de Caçapava, que era até então a grande formadora dos profissionais especializados para cargos de gestão nas empresas locais, bancos, setor público, escritórios de contabilidades e na criação de empresas. Seu fechamento criou um déficit de oferta de bons profissionais não apenas na cidade como também na região, embora tenhamos as universidades EAD, o déficit ainda continua. A vinda de um instituto contribuirá para a volta da capacitação de pessoas para atuarem nas organizações do município e região. O reconhecimento pela qualidade de ensino do Instituto Federal, será o grande atrativo para que tenhamos cursos lotados.

Loading

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *